Comida pra celebrar e pra mostrar quem sou
Paulistana de nascimento e pernambucana de coração, cresci comendo quase que diariamente as delícias da culinária nordestina e, aos poucos, fui aprendendo a prepará-las. Esses pratos, além de guardarem uma memória afetiva, me mostram da onde vim. Por isso, sempre que posso, apresento-os aos meus amigos.
Um deles, faço com bastante frequência e é unanimidade – farofa de cuscuz nordestino. Considero-o tão coringa que já preparei com carne, frango, linguiça, peixe, legumes. Aqui, faremos com camarão.
Apesar de levar o nome “farofa”, o prato pode ser servido sozinho.
Farofa de cuscuz nordestino com camarão
(rendimento: 4 pessoas)
Ingredientes
P/ o cuscuz
350 g. de farinha de milho flocada
1 colher de sopa de farinha de mandioca crua
1 colher de café de sal
Água para umedecer

P/ a farofa
1 cebola roxa picada
2 tomates sem pele e sem semente
½ pimentão verde cortado em quadrados médios
½ pimentão amarelo cortado em quadrados médios
½ pimentão vermelho cortado em quadrados médios
400 g. de camarão médio limpos e descascados
2 ovos cozidos
70g. de manteiga sem sal
Azeite
Mel
Coentro e cebolinha a gosto
Sal
Pimenta do reino moída na hora


Modo de preparo
Para cozinhar o cuscuz, você vai precisar de uma cuscuzeira, que pode ser facilmente encontrada em lojas de panelas e acessórios para casa. Ela consiste de duas partes, uma mais funda onde você vai colocar água e um pouco de vinagre e a outra onde você vai colocar a mistura de farinhas para que seja cozida e se transforme num lindo cuscuz.
Misture todos os ingredientes do cuscuz e deixe descansar por alguns minutos. Feito isso, molhe um pouco mais a massa e disponha na parte de cima da cuscuzeira sem amassar (isso é importante!).
Leve ao fogo e deixe cozinhar. Qdo estiver pronto, você vai sentir o cheiro de milho, abra a panela e prove.
Enquanto o cuscuz é cozido, vá preparando os ingredientes da farofa. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e doure bem a cebola em fogo baixo. Coloque-a em um recipiente grande onde a farofa será servida.
Na mesma frigideira, coloque um pouco de manteiga e acrescente os pimentões. Frite-os um pouco, tomando cuidado para que não fiquem cozidos demais (eles devem permanecer crocantes). Feito isso, acrescente à frigideira um pouco de mel para caramelizá-los, deixe no fogo por um ou dois minutos e junte-os à cebola.
Ainda nessa frigideira, acrescente um pouco mais de manteiga e coloque os camarões até que fiquem rosados e junte à cebola e aos pimentões.
No recipiente onde estão cebola, pimentões, camarão, junte os tomates, os ovos, cebolinha e coentro a gosto picados.
Quando o cuscuz estiver cozido, retire-o da panela e junte ao recipiente, despedaçando-o. Acrescente a manteiga, sal e pimenta do reino e misture tudo.
Hummm... farofa pronta!




fotos - Paula Ragucci
#farofa #farofadecuscuz #camarão #comofazer #receita #cozinheira #cozinhacordial #cuscuznordestino